Honda e Toyota reduzem produção em fábricas brasileiras

Toyota também anunciou um “ajuste temporário” em sua fábrica de produção em Zárate (Argentina).

A Honda e a Toyota reduzirão temporariamente a produção em suas fábricas do Brasil pelo desabastecimento de autopeças para a fabricação de veículos depois do terremoto e posterior tsunami registrados no Japão, informaram nesta terça-feira as duas companhias.

A Honda, o terceiro maior fabricante japonês, afirmou em comunicado que sua fábrica de São Paulo, onde produz, entre outros, seus modelos Honda Civic e Honda City, antecipará sua tradicional interrupção do mês de julho a datas compreendidas entre 23 de maio e 3 de junho.

Por outro lado, sua fábrica de Manaus, destinada à produção de motos, manterá seu ritmo habitual.

“É importante destacar que todas as unidades da Honda no mundo estão empenhadas em contribuir com a recuperação das operações da empresa e de seus abastecedores no Japão e que todas as medidas possíveis serão adotadas para minimizar os inconvenientes ao consumidor final”, informou a empresa.

A Toyota, o maior fabricante de carros do mundo, também anunciou um “ajuste temporário” em suas fábricas de produção em Indaiatuba (São Paulo) e Zárate (Argentina) devido ao atraso na distribuição de peças procedentes do Japão.

Na fábrica brasileira, onde produz o Corolla, a empresa interrompeu os trabalhos na segunda-feira, situação que se repetirá nos dias 6 e 20 de maio.

Segundo a Toyota, estas interrupções temporárias não afetarão à construção de sua nova fábrica em Sorocaba (São Paulo), nem a ampliação da capacidade produtiva da fábrica argentina.

Em Zárate, onde a companhia fabrica o Hilux e o SW4, a empresa suspenderá o segundo turno de produção nos dias 13, 20 e 27 de maio.

Este ajuste, no entanto, não afetará os mais de 7,1 mil trabalhadores que a Toyota emprega no Brasil e na Argentina.
Fonte: IPC Digital com Efe

Deixe um comentário