Algumas companhias japonesas levam de volta sua produção para o Japão

Rápido crescimento dos salários na China impulsiona o retorno

O rápido crescimento dos salários na China fez com que algumas fabricantes japonesas levassem sua produção de volta ao Japão, revelou o diário Nikkei. Essa tendência é mais notória na indústria de computadores pessoais.

Por exemplo, a Hewlett-Packard Japan transferiu de volta sua produção de notebooks da China para o Japão. E atualmente produz cerca de 90% de seus computadores no arquipélago. A companhia pretende manter a produção de modelos de baixo custo na China.

work japan
Já a FDK começará a fazer ferrite no Japão outra vez depois de ter transferido toda sua produção de material magnético para a cidade chinesa de Nankín, em 2004. Para junho está programado o início das atividades de sua nova fábrica em Yamaguchi que enfocará a produção de ferrite de alto rendimento para uso em veículos elétricos.

A renda média anual nas cidades chinesas quase duplicou de 18.200 yuans (cerca de 230 mil ienes) em 2005 para 36.539 yuans em 2010, detalhou o jornal. Espera-se que a tendência crescente seja mantida, pois o governo chinês pretende aumentar o salário mínimo em 13% por ano até 2015.
Fonte: IPC Digital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: