Taxa de desemprego no Japão cai em março

Despesas e renda familiar aumentam

JapãoA taxa de desemprego registrada no Japão em março foi de 4,1%, o que representa uma queda de dois décimos percentuais em relação ao mês anterior, segundo o relatório preliminar apresentado nesta terça-feira pelo governo japonês.

O número de desempregados no Japão em março foi de 2,8 milhões, 270 mil pessoas a menos que no mesmo mês em 2012, ou 8,8% nos últimos 12 meses. Por sua vez, o número de pessoas com um posto de trabalho no mês passado no arquipélago foi de 62,46 milhões, 310 mil pessoas a mais que no mesmo mês do ano anterior, ou 0,5% a mais anualizado.

Com estes dados, o desemprego no Japão continua praticamente estável, após registrar uma taxa em 2012 de 4,3%, abaixo de seu recorde histórico de 5,6% em julho de 2009, e a um nível muito inferior em comparação com outras economias industrializadas.

O escritório de estatística japonês divulgou hoje também a despesa das famílias correspondente a março, mês no qual aumentou 5,2% anualizado em termos reais, para 316.166 ienes por família com duas ou mais pessoas. O salário médio por família assalariada subiu 1,8% em março em termos reais com relação ao mesmo mês em 2012, para 444.379 ienes.

A despesa de março caiu em setores como o de educação (-7,3%) ou o de despesas de gás, luz e água (-4,3%) enquanto disparou 23,7% no de residências e 11,8% em transporte e comunicação. A despesa das famílias é um indicador considerado chave para avaliar a tendência do consumo privado, que no Japão representa cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB).
Fonte: IPC Digital com Efe

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: