Japão aprova medidas para crescimento

OJapão aprova medidas para crescimento governo do Japão aprovou uma série de medidas ontem para impulsionar o crescimento econômico, que até agora não conseguiu impressionar os mercados e fez o primeiro-ministro Shinzo Abe prometer mais ações após as eleições para o Senado no próximo mês.

A estratégia de crescimento faz parte do plano de retomada econômica que também inclui uma política monetária ultrafrouxa e grandes gastos do governo. O plano, apresentado em partes nos últimos meses, tem sido recebido com baixo interesse por parte de investidores e analistas.

As medidas de crescimento incluem criação de zonas econômicas especiais, incentivos para aumentar o investimento privado e a participação das mulheres na força de trabalho, assim como medidas de desregulação em alguns setores. Mas o desapontamento com a ausência de medidas como redução nos impostos corporativos e liberalização do mercado de trabalho e setor agrícola aceleraram a queda nas ações japonesas.

Em resposta, o governo incluiu uma proposta para oferecer isenções fiscais a empresas que investirem em novos equipamentos e instalações. “A estratégia de crescimento decidida hoje (ontem) será o ponto de partida”, disse Abe em mensagem por vídeo. “Eu vou garantir estabilidade política e no outono (boreal)lançarei a segunda rodada da estratégia de crescimento.”

A economia japonesa está recuperando o ritmo, depois de expandir a uma taxa anualizada de 4,1% no primeiro trimestre com ajuda da melhora da demanda global, alívio aos exportadores com o iene mais fraco e confiança do consumidor e empresarial melhores. Tudo provocado pelo estímulo monetário sem precedentes do banco central japonês.
Fonte: Estadao com Reuters

Deixe um comentário