Índice de desemprego no Japão cai para 3,1%, o nível mais baixo em 20 anos

Há 124 vagas disponíveis para cada 100 pessoas que procuram emprego

emprego no japaoO índice de desemprego no Japão atingiu os patamares mais baixos dos últimos 20 anos. Em outubro, a taxa ficou em 3,1% e apresentou queda de 0,3 ponto com relação ao mês anterior, informou a emissora NHK nesta sexta-feira.

Não é de hoje que o desemprego vem caindo. A quantidade de pessoas sem emprego está em queda pelo 65º mês consecutivo, enquanto que o número de novos trabalhadores bate um recorde novo a cada mês, ao menos desde dezembro do último ano.

Em números, isto significa que há 64,3 milhões de pessoas com emprego efetivo no país. Em comparação a novembro do ano passado, o aumento foi de 420 mil pessoas.

Trabalhadores de meio período (arubaito) e pessoas contratadas por empreiteiras, que não são efetivas, tiveram aumento de 170 mil e somam atualmente quase 20 milhões de empregados.

Os desempregados somam um pouco mais de dois milhões de pessoas no país. Com relação ao mesmo período do último ano, 250 mil pessoas deixaram de fazer parte deste índice.

Vagas sobrando
O Ministério dos Negócios Internos e Comunicações garantiu que o mérito das taxas baixas é devido à oferta de emprego atual ser grande. “Há muitas vagas de emprego e pouca mão de obra para suprir as necessidades do mercado, o que acreditamos estar diretamente relacionado ao baixo índice de desemprego”, comentou um representante.

No mês de outubro, foi estimado que há 124 vagas de emprego disponíveis para cada 100 pessoas que procuram por um trabalho no Japão. A disponibilidade é a mais alta desde janeiro de 2002.

Segundo informações do Ministério do Trabalho, o índice ficou em 1,82 em Tóquio (182 vagas para 100 pessoas), 1,60 em Fukui e 1,58 em Gifu. Os índices mais baixos foram de 0,87 em Kagoshima,  0,89 em Okinawa e 0,91 em Saitama.
Fonte: Alternativa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: