Hospital em Nagoia usará robôs para entregar medicamentos e materiais

Robôs serão usados para entregar medicamentos no hospital, mesmo entre os andares, enquanto a carga de trabalho de enfermeiras e outros membros é reduzidaHospital Universitário de NagoiaO Hospital Universitário de Nagoia, na província de Aichi, vai implantar um esquadrão de robôs em fevereiro para entregar medicamentos e amostras de testes, mesmo entre os andares, enquanto reduz a carga de trabalho de enfermeiras e outros membros da equipe.

Quatro robôs serão operados nos turnos noturnos, das 17h às 8h, quando poucos funcionários estão trabalhando.

O hospital poderá expandir o uso dos robôs
Dependendo do resultado do período experimental que vai durar o ano todo, o hospital vai expandir o uso dos robôs, por exemplo, para cobrir a ala dos pacientes internados.

O sistema foi desenvolvido juntamente pela Universidade de Nagoia e pela Toyota Industries, uma afiliada da Toyota Motor, com base na tecnologia para carros com direção autônoma.

Os robôs vão percorrer suas rotas repeitando os planos dos andares dos hospitais e dependendo de aparelhos de radar e câmeras acoplados que permitem um campo de visão de 360 graus.

Se uma pessoa atravessa o caminho, o robô pode automaticamente se desviar do humano ou transmitir uma mensagem dizendo, “Com licença, por favor, me deixe passar”.

Os robôs podem entrar em elevadores para ir a andares diferentes. Eles retornam automaticamente até um terminal de recarga quando precisarem.

Carga de trabalho reduzida para funcionários
“A carga de trabalho pode ser reduzida ao usar os robôs para realizar tarefas que as pessoas vêm fazendo”, disse Naoki Ishiguro, diretor do hospital. “Esperamos garantir que enfermeiras e outros profissionais possam se concentrar mais em suas funções primárias”.

Cada robô tem 125cm de altura, 50cm de largura e 63cm de profundidade. Com formato compacto de um refrigerador, os robôs podem viajar a uma velocidade de 3,6Km/h. Com uma capacidade de 90 litros, cada um pode transportar até 30Kg.

Eles vão se movimentar entre a Unidade de Cuidados da Cirurgia Intensiva, o Departamento de Farmácia do Hospital e o Departamento de Laboratório Clínico, cada um instalado em uma ala diferente, para entregar fluidos intravenosos, amostras de testes e outros materiais.

Um tablet será usado para chamar o robô e determinar seu destino
Funcionários registrados, incluindo enfermeiras e farmacêuticos, podem usar um tablet para chamar um robô e designar seu destino. O robô então entrega automaticamente os materiais de acordo com instruções.

Outros robôs similares já são usados em fábricas de automóveis e outros locais, mas eles raramente foram introduzidos em hospitais e outras instalações médicas no Japão.

O projeto do Hospital Universitário de Nagoia visa aproveitar tecnologias desenvolvidas no setor manufatureiro para melhorar a eficiência e lidar com a escassez de mão de obra.
Fonte: Portal Mie com Asahi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: