Daihatsu considera retomar produção de 2 modelos aprovados pelo governo

A empresa suspendeu a produção de seus veículos após a confirmação de fraude em testes de segurança

A montadora Daihatsu Motor Co. anunciou que considera iniciar os preparativos para retomar a produção de veículos em meados do próximo mês, especificamente de dois modelos comerciais cujas normas de segurança foram confirmadas pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo na semana passada, publicou a NHK.

A fabricante precisou suspender suas operações em quatro fábricas no país desde o final de dezembro devido a fraudes na obtenção de certificado nacional.

Desde então, o Ministério do Transporte vem realizando testes de segurança nos modelos da Daihatsu. Mas na semana passada aprovou cinco deles, por atenderem aos padrões de segurança nacionais, como é o caso do Gran Max, da Daihatsu, o Town Ace, com a marca Toyota, e o Bongo, vendido sob a marca da Mazda Motor Corp.

Entre os modelos que a Daihatsu considera produzir em breve está o Probox, da marca Toyota, que é fabricado em uma unidade de Quioto.

Antes disso, a empresa está verificando os procedimentos para o fornecimento de peças para então confirmar a retomada da produção.

O ministro do Transporte, Tetsuo Saito, criticou duramente a Daihatsu pela má conduta, dizendo: “Isso prejudica fundamentalmente a credibilidade dos certificados de tipo e prejudica a confiança na indústria manufatureira do Japão”, publicou o jornal Yomiuri.

O presidente da Toyota, Koji Sato, anunciou sua intenção de renovar a estrutura de gestão da Daihatsu.
Fonte: Alternativa

Deixe um comentário